segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Educação à Distância na Formação e Qualificação das Pessoas Cegas

As pessoas com deficiência fazem cursos que antes eram difíceis de serem iniciados e/ou concluídos devido à falta de estrutura física e às várias barreiras existentes para chegarem os prédios das instituições de ensino que, mesmo sendo legalmente obrigadas a disponibilizarem meios amigáveis de acesso e comunicação dentro de seus estabelecimentos, não se encontram preparadas para recebê-los.
Percebe-se que muitas mudanças são necessárias e emergentes, tais como criação de políticas públicas que viabilizem a aquisição de computadores e todos os recursos necessários para que as pessoas com deficiência consigam se qualificar sem ter que sair de suas casas. Por outro lado, temos de destacar que políticas públicas de acessibilidade para que essas universidades tenham uma educação inclusiva, que sejam em si mesmas acessíveis, já existem e que devem ser aplicadas para que essas pessoas possam enfrentar todos os obstáculos físicos e sociais existentes com mais comodidade.
As pessoas com deficiência há muito já vêm se especializando e fazendo cursos em entidades de ensino superior e até mesmo são professores em inúmeros desses cursos. Pessoas com deficiência podem se qualificar para serem aceitos e podem conseguir empregabilidade por meio de suas competências e não somente pelo fato de haver leis que garantam vagas por meio de cotas.

Alex Gonçalves de Souza

Referência : Site - http://www.bengalalegal.com/ortograf.php

Um comentário:

  1. A Educação a Distância atinge a todos hoje. Isso é ótimo! Ela alcança pessoas com diferentes necessidades, inclusive com necessidades especiais, os deficientes. Uma forma alternativa e eficaz de ensino-aprendizagem que garante que a profissionalização e inclusão, será sempre muito bem vinda.

    ResponderExcluir