quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Olá companheiros,

Gostaria de contribuir postando um material que achei muito bom, acredito que poderá ser utilizado na elaboração do nosso trabalho, mas infelizmente não consegui, o material em quetão é um arquivo PDF e não consigo anexar e nem colar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Curso de Braille virtual

Olá, colegas!
Achei interessante o curso de braille virtual para quem deseja acrescentar mais conhecimentos sobre o tema do Seminário.
O site é http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/portugues/braille.html
Abraços,
Nilda

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Serviço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquer computador

Hannah Hickey - 09/07/2008
As visões do futuro da tecnologia não envolvem estar amarrado a um único computador de mesa. As pessoas se movem dos computadores de casa para os computadores do trabalho e se utilizam de dispositivos móveis; quiosques públicos já aparecem nas bibliotecas, escolas e hotéis; e cada vez mais as pessoas armazenam tudo na Web, dos e-mails às suas planilhas eletrônicas.
Mas, para milhões de pessoas que são cegas ou deficientes visuais, a utilização dos computadores tem exigido até agora programas especiais de leitura da tela, que tipicamente estão instalados apenas nas suas próprias máquinas.

WebAnywhere
Agora, um novo programa, chamado WebAnywhere, permite que os cegos e deficientes visuais surfem na Internet com total mobilidade. A ferramenta, desenvolvida na Universidade de Washington, Estados Unidos, transforma a leitura das telas em um serviço da Internet, que lê os textos da Web em voz alta em qualquer computador dotado de alto-falantes ou de um fone de ouvidos.
"Isto é para situações onde alguém que é cego não pode usar seu próprio computador mas precisa acessar a Internet. No museu, na biblioteca, em um quiosque público, na casa de um amigo, no aeroporto," enumera Richard Ladner, que orientou seu aluno Jeffrey Bigham na construção do programa, que é gratuito (ver link abaixo).
Ferramenta de acessibilidade
Já existem diversos leitores de tela gratuitos, assim como sofisticados programas comerciais. Mas todos devem ser instalados na máquina antes de serem utilizados. Esta é a primeira ferramenta de acessibilidade baseada na Web, significando que ela não precisa ser baixada para o computador. O programa processa o texto em um servidor externo e envia o arquivo de áudio para tocar no navegador do usuário.
"Você não precisa instalar um novo programa. Assim, mesmo se você for a um computador totalmente travado, em uma biblioteca, por exemplo, você ainda poderá utilizá-lo," diz Bigham.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Veja a vida com outros olhos!

Caros Colegas!!

Gostaríamos de fazer um relato da experiência que tivemos ao visitar a Associação de Assistência aos Deficiêntes Visuais de Poços de Caldas (AADV-PC).
A AADV é uma organização da sociedade civil de interesse público apartidária, sem fins lucrativos e atuante em Poços de Caldas e região.
A partir da visita, verificamos que nada como estar "in loco" para conhecer o trabalho desenvolvido com as tecnologias disponíveis aos portadores de deficiência visual.
O programa DOSVOX, o JAWS, impressora Braille, os Ampliadores de Imagens (lentes e instrumentos opticos), etc... tem alto custo, a ferramenta do DOSVOX é escassa, porém todos são importantes para o desenvolvimento cognitivo, para o processo de alfabetização e inclusão do dificiente à sociedade.
A intituição conta com 158 alunos, de diversas faixas etárias e de situação econômica diversificada. Os alunos entram aos seis meses e a maioria permanece até a vida adulta na escola.
Existe um trabalho conjunto da instituição e a escola regular.
A alfabetização depende da parte cognitiva da criança e do apoio familiar.
A pedagoga Elizangela Leite da Silva, relatou que falta amparo da legislação para tornar mais facilitadores os aspectros relativos a inclusão do deficiente.
O trabalho com deficientes é bem dinâmico. Alguns fazem cursos profinssioalizantes como Massoterapia, Drenagem Linfática, Artes,etc...
Há um espaço criado semelhante a uma casa, com cozinha, quarto, banheiro e sala, onde o aluno aprende a desenvolver atividades da vida diária.
O trabalho da Instituição é maravilhoso, produtivo, nobre, por auxiliar as pessoas que depende dos olhos de outros, para serem cidadãos participativos e atuantes no dia-a-dia.
Todos da AADV foram muito acolhedores e educados em nos recepcionar.
Saímos de lá com uma boa visão do mundo daqueles que veêm a vida com outros olhos.

Abraços,

Lisete e Nilda